terça-feira, 28 de agosto de 2007

É samba que eles querem...


Chega o seguinte e-mail:

"No dia 14 de setembro, chega às lojas de todo o Brasil "Samba Meu", o novo CD de MARIA RITA, produzido por Leandro Sapucahy e co-produzido pela própria cantora."

Vamos esperar para ver o que vem por aí, mas de antemão já aviso. Está virando um filão o samba para as cantoras. Graças a Marisa Monte que lançou dois de uma vez. O mercado fonográfico procura "valorizar" o samba, em especial os interpretes e compositores do nosso ritmo bem brasileiro. Devíamos mesmo era valorizar as cantoras que se escondem nas quadras das melhores escolas de samba do Brasil. Quem já visitou a Vai-Vai aqui em São Paulo, sabe do que estamos falando. Suely Helena da velha guarda do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai, é um dos bons exemplos para se mostrar e valorizar as estrelas que estão (ainda) no anonimato. (colaborou o Embaixador do Samba Paulistano Paulo Valentim)

Grooverizando na espera

6 comentários:

Anônimo disse...

verdade, serjão, os dois megalômanos discos da marisa monte, que são bem chatinhos diga-se de passagem, abriram esse caminho.

reflexo é a quantidade de cantoras que estão se enveredando pelo samba, sem a base necessária para realizar um trabalho pleno.

o resultado são discos artificiais, muito bem produzidos é claro, e que faltam com o respeito aos que realmente vivem o samba.

"no brasil não tem uma cantora hoje que realmente saiba trabalhar a voz", a ana me disse outro dia. e é verdade.

não existe uma grande cantora da nova geração. existem cantoras medianas e esforçadas que se escondem atrás de uma grande gravadora...

...com seus melhores estúdios, instrumentos, músicos, arranjadores, produtores, vestidos, maquiagem, laquê e um pouco mais de visibilidade.

ah, e tem domingo no fausto 'ôloco meu' silva.

você tá certo, irmão.
aquele [abraço]
fabrício

Anônimo disse...

Roberta Sá não é fake e vem realizando um ótimo trabalho. Não começou a cantar samba quando virou "modinha". Na verdade, ela juntamente com Teresa Cristina mandam muito bem! Outra coisa, a título de registro, não precisa ser uma "perrapada" pra cantar samba né??? rs
Ouçam em especial "Braseiro" de 2005 e tirem algumas conclusões. Roberta tem vida longa com seu trabalho honesto!

Vivien Morgato : disse...

op: Serjá, é o Serjão??...rs...eu nem sabia que vc tinha blog, cara.
Já te linkei.Eu volto.

[de lima] disse...

salve serjão,

voltei. primeiro de tudo, acho que comentários anônimos não podem ser levados à sério, mas tudo bem.

o lance é que ninguém questionou a honestidade do trabalho de ninguém no texto.

foi questionada a maneira de se alcançar facilmente o mainstream, o creme que todos almejam. a chamada balela musical.

PS - cada um se apóia onde quiser, o marcelo d2 se apoiou na maconha, depois no samba para chegar lá. e conseguiu

o trabalho pode ser honesto e ruim. honesto e fraco. honesto e sem concepção. honesto e um monte de coisa. inclusive honesto e magnífico.

ninguém precisa ser pobre pra cantar samba. claro que não, mas é preciso ter profundidade. estudar, entender, pesquisar muito com os próprios punhos. não vai ser dentro do apartamento cercado de produtores que irão conseguir o sucesso que esperam. ou sim?

mas pensando bem, acho que o sucesso pode vir fácil sim. afinal, os exemplos estão por aí. aos borbotões. bastamos acompanhar o que se divulga sobre a música nos meios de comunicação em massa [televisão].

agora uma questão: será que o anônimo é o renan calheiros, não? quem saberia dizer? ou seria o velho e bom mago gorpo, do he-man?

aquele [abraço]
de lima

Anônimo disse...

Realmente, comentário de anônimo é tão válido quanto comentário de mãe coruja. Fuefo (ou seria fuefa??), como é que você consegue comparar Teresa Cristina, tarimbada depois de noites em cima do palco, ao vivo, com Roberta Sá, que mal saiu dos cueiros?? Ela é compositora também???

Anônimo disse...

Nossa, quanta falta de senso.
Realmente, acho que nem leram o post anterior do blog né? Roberta Sá, apesar de não se considerar "sambista", canta samba muito bem. Outra coisa, se não sabe quem é Roberta Sá, dêem uma procurada no google e vão achar muitas referências dela. Não é porquê ela não toca em novelas e muito menos vai em programas popularescos que não tem valor. Teresa Cristina assim como Roberta "cantam" (não mencionei compoem, certo?) samba de forma muito HONESTA (maneira sincera e extraordinariamente bem)!!! Viva a música brasileira que pode contar com ambas, certo?