domingo, 1 de julho de 2007

Revolução x Televisão

Para testar o uso da nova televisão no blog, para tentar falar que o rap (assim como a música eletrônica e o dub) são um dos poucos estilos na música que ainda tem para onde evoluir. Vamos falar de Gil Scott-Heron, que nasceu em 1 de abril de 1949 em Chicago, Estados Unidos – e apesar de ser o dia da mentira ele é um sinônimo de algumas verdades.

Músico e poeta ficou famoso em 1970 quando lançou o disco “Small Talk at 125th and Lenox”, seu poema (e música) mais famosa é “The Revolution Will Not Be Televised”, ou para nós: “A revolução não será televisionada”. Assistindo os principais canais de televisão podemos ver que sua profecia, não é nada mais do que uma verdade.

Outro mérito que Scott-Heron carrega em seu currículo, além de ser um ativista político que batalha pelo direito e orgulho de ser negro em seu país, é de ser um dos precursores do rap. No seu principal disco em uma das faixas ele fala a frase "Ritmo e Poesia", ou melhor, "Rhythm And Poetry".

Certamente a revolução não vai ser televisionada, e não é por menos que Chuck D vocalista do Public Enemy definia seu grupo como a CNN Negra, poderíamos criar canais diferente para se tentar revolucionar aquilo que ninguém quer revolucionar, o poder, entre outras doenças que afligem a humanidade. Hoje a internet pode ser um caminha para abrir a discussão, só não se pode perder o bonde da história, que está passando em uma Banda Larga, como diria a nova música de Gilberto Gil.

Grooverizando na rede, ligando a TV e sintonizando a cabeça.

Nenhum comentário: